sábado, 17 de março de 2012

COMUNIDADE INDÍGENA DO IGARAPÉ BRANQUINHO


NO DIA 15 DE MARÇO VISITAMOS UMA COMUNIDADE INDÍGENA CHAMADA DE BRANQUINHO, SITUADA AS MARGENS DO IGARAPÉ DO BRANQUINHO QUE DESAGUA NO RIO TARUMÃ AÇÚ, FREQUENTEMENTE VISITAMOS ESSA COMUNIDADE.
A MAIORIA DE SEUS MORADORES SÃO INDÍGENAS MIGRANTES DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM QUE SE ESTABELECERAM NESTA REGIÃO E FORMARAM ESTA COMUNIDADE.
PARA CHEGAR-MOS ATÉ ESSA COMUNIDADE PRECISAMOS IR EM UM PEQUENO BOTE OU DE CANÔA, DA CIDADE MAIS OU MENOS 3 HORAS, DEPOIS PRECISAMOS ANDAR ALGUNAS MINUTOS PELO MEIO DA MATA ATÉ CHEGAR, NESTA FOTO ESTAMOS JANTANDO NA CASA DO SENHOR BATISTA INDÍGENA  QUE MORA NA REGIÃO A MAIS DE 17 ANOS.
NESTA FOTO O MISSIONÁRIO MOISÉS ESTÁESCOVANDO OS DENTES EM UM PEQUENO IGARAPÉ ONDE ELES USAM PARA TOMAR BANHO LAVAR ROUPAS E ETC...
NESTA COMUNIDADE NÃO TEM ENERGIA ELÉTRICA, PRECISAM DE ORIENTAÇÃO COM RELAÇÃO AO USO DE SANITÁRIOS POIS A SITUAÇÃO É PRECÁRIA! ESTAREMOS COMESSANDO A CONTRUÇÃO DE SANITÁRIOS COM AS FAMÍLIAS DESTA REGIÃO
POR FAVOR OREM POR ESSAS FAMÍLIAS!
 ESSE É O CAMINHO PARA CHEGAR ATÉ A COMUNIDADE BRANQUINHO, DEPOIS DE  DUAS HORAS E MEIA CHEGAMOS A UM PEQUENO IGARAPÉ QUE PRECISAMOS IR DE RABETAS, NESTA FOTO O MISSIONÁRIO BLAKE ESTÁ DE PÉ NA FRENTE DA CANÔA PARA DESVIAR A CANÔA DE MADEIRAS QUE DIFICULTAM A NOSSA PASSAGEM.
 
NÓS REUNIMOS ALGUNS MORADORES DA COMUNIDADE PARA UM CULTO, FOI MUITO INTERESSANTE POIS FOI EM 3 IDIOMAS: PORTUGUÊS,TUCANO A LINGUA NATIVA E EM INGLÊS.
CONTAMOS COM A AJUDA DE ALGUNS NATIVOS QUE FALAVAM UM POUCO PORTUGUÊS PARA NÓS AJUDAR NA TRADUÇÃO.
NÓS ESTAVAMOS EM 3 MISSIONÁRIOS MOISÉS ,ANA FLAVIA E BLAKE MISSIONÁREIO AMERICANO DO ALABAMA QUE ESTÁ PASSANDO UMA BOA TEMPORADA CONOSCO.

OS MORADORES PASSARAM A NOITE CONOSCO NA CASA DO SENHOR BATISTA UM INDÍGENA  MUITO RECEPTÍVEL E HOSPITALEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário